Atelier da Costura


O Atelier da Costura pretende introduzir as crianças no mundo das linhas, das agulhas, das cores,... da criação artística resultante de uma actuação harmoniosa das mãos, dos gestos.
Manusearemos as tesouras e as agulhas de forma delicada e precisa, de modo a dar forma em cada corte e vida em cada ponto; as cores das linhas e dos tecidos deixarão a fantasia entrar neste mundo da costura, trazendo as suas qualidades de luz e beleza.
A concentração será fundamental para o desenvolvimento desta actividade, onde se trabalhará também a lateralidade presente no gesto que dança num ritmo que vai de baixo para cima, de dentro para fora da esquerda para a direita (...e vice-versa...).
Tudo isto num ambiente de calma, sem pressas para chegar a um resultado imediato; damos as mãos ao tempo e deixamos que cada criança desenvolva as suas manualidades ao seu próprio ritmo, promovendo a dedicação ao processo que se desenrola.
Assim, com respeito e amor pelo acto de fazer, criar-se-á uma relação com o objecto criado, transformando-o em algo especial.

"A criação artística eleva o Homem acima das meras necessidades existenciais e fomenta a expressão da sua verdadeira Humanidade. Despertar e desenvolver essa capacidade é o mais nobre propósito das actividades manuais e artísticas".

Data: 29 Março a 1 Abril
Horário: 9h30-13h
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
Local: Escola do Malhão, Tavira
Preço: 30€ sócios
35€ não sócios